domingo, 4 de fevereiro de 2018

Aronian vence Aberto de Gibraltar 2018

GM Levon Aronian

O super GM Armênio Levon Aronian (2 797) foi o grande vencedor do Tradewise Gibraltar Chess Festival 2 018 - Masters, torneio que é considerado o torneio aberto de xadrez mais forte do mundo. O torneio principal contou com a participação de 276 jogadores, dentre os quais, mais de 60 GMS. Destes destacamos, além do campeão, os fortíssimos Maxime Vachier Lagrave, Hikaru Nakamura e Boris Gelfand, dentre outros. Ao final de dez rodadas no ritmo clássico tivemos 7 jogadores empatados com 7,5 pontos em 10 disputados: Hikaru Nakamura, Maxime Vachier - Lagrave, David Navarra e Levon Aronian seguindo a ordem dos critérios de desempate foram os 4 primeiros, que pelas regras do torneio iriam para o desempate em partidas rápidas/blitz. Nos primeiros confrontos Aronian eliminou Raport com duas vitórias, mostrando mais uma vez a sua força nesse tipo de confronto, haja vista que Aronian é o atual campeão da Copa do Mundo de Xadrez. Nakamura e Lagrave empataram as duas partidas e foram para outro confronto em duas partidas onde Lagrave saiu vencedor.  No confronto final foram necessários dois confrontos. No primeiro deu empate e no segundo Aronian venceu uma das partidas e sagrou-se campeão.

Aronian x Maxime Vachier 

Aronian vive uma grande fase. É um sério "candidato" a vencer o torneio de Candidatos esse ano e assim assegurar o direito de enfrentar o atual Campeão Mundial Magnus Carlsen pela coroa do Xadrez.

Para maiores informações sobre o aberto de Gibraltar acessar os endereços www.gibchess.com e www.chess-results.com/tnr301239.aspx?lan=1&art=2&rd=1&wi=821&turdet=YES.



por Dayvid Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário